Apresentação

Atenção: Os textos das comunicações estão disponíveis para consulta e impressão (ver link na barra acima), bem como os certificados (no site www.certificado. prpe.ufsc.br).


II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo

16, 17 e 18 de novembro de 2011 – UFSC

O II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo é uma das ações do Projeto “Educação do Campo: políticas e práticas em Santa Catarina”, que se vincula ao Observatório de Educação CAPES/INEP/SECAD e tem como instituições participantes a UFSC, em conjunto com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Nos últimos anos, tem crescido no Brasil o debate sobre a Educação do Campo, a partir de uma perspectiva de elaboração de políticas, práticas e referências adequadas à realidade do campo. A produção de conhecimento da área tem refletido esse quadro, no entanto, os trabalhos encontram-se dispersos e desarticulados.

Os espaços de debate e ações no âmbito da Educação do Campo em Santa Catarina, já realizados pelo Instituto Educampo, UFSC, Uniplac e Centro Vianei vem apontando a existência de uma grande lacuna no que diz respeito à pesquisa. Esse quadro indica a urgência de instalar processos de investigação científica que consolidem uma base epistemológica sólida em uma área historicamente secundarizada, tal é o apelo ao respeito à diversidade cultural, mormente do campo, e à preservação ambiental.

O IIº Seminário de Pesquisa em Educação do Campo propõe-se a contribuir com o processo de socialização do conhecimento sobre a temática, a articulação entre os pesquisadores e instituições que já vem desenvolvendo trabalhos, bem como para o despertar de necessidades inerentes à pesquisa em Educação do Campo.